Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the js_composer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the qi-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio bridge foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php on line 6121

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/functions.php:6121) in /home1/ronaldoc/public_html/site2/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1896
{"id":961,"date":"2018-01-17T18:16:49","date_gmt":"2018-01-17T21:16:49","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/?p=961"},"modified":"2018-01-17T18:16:49","modified_gmt":"2018-01-17T21:16:49","slug":"presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/","title":{"rendered":"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as"},"content":{"rendered":"

No pref\u00e1cio do livro Contos Tradicionais do Brasil, Lu\u00eds da C\u00e2mara Cascudo<\/a> refere o mais antigo conto que se conhece. \u00c9 uma hist\u00f3ria do escriba Anana, para o pr\u00edncipe Seti Merneft\u00e1, filho do fara\u00f3 Rams\u00e9s Miamum, escrita h\u00e1 tr\u00eas mil e duzentos anos. Cascudo preocupa-se em garantir a veracidade do papiro eg\u00edpcio, encontrado na It\u00e1lia em 1852, e informa que o rudimento de livro para crian\u00e7a \u00e9 um conto popular com os enredos pr\u00f3prios da \u00e9poca dos fara\u00f3s, mas que tamb\u00e9m vivem nas hist\u00f3rias tradicionais do Brasil, apesar do tempo e da dist\u00e2ncia que os separam. <\/span><\/p>\n

Cascudo observa que o registro das narrativas orais tem recebido menos aten\u00e7\u00e3o que o da poesia popular. Insiste na import\u00e2ncia do conto popular tradicional como formador de uma mem\u00f3ria emocional, social e antropol\u00f3gica. Segundo ele: \u201cO conto \u00e9 um v\u00e9rtice de \u00e2ngulo dessa mem\u00f3ria e dessa imagina\u00e7\u00e3o. A mem\u00f3ria conserva os tra\u00e7os gerais, esquematizadores, o arcabou\u00e7o do edif\u00edcio. A imagina\u00e7\u00e3o modifica, ampliando pela assimila\u00e7\u00e3o, enxertias ou abandonos de pormenores, certos aspectos da narrativa\u201d.<\/span><\/p>\n

O erudito ensaio de Cascudo vale, sobretudo, por chamar aten\u00e7\u00e3o para o processo de constru\u00e7\u00e3o da narrativa: a mem\u00f3ria como arcabou\u00e7o estruturante e a imagina\u00e7\u00e3o com seus acr\u00e9scimos e transforma\u00e7\u00f5es. Essa teoria em parte est\u00e1 contida em Walter Benjamin<\/a>, quando ele identifica dois tipos de narradores que se complementam: O viajante, que vive a experi\u00eancia l\u00e1 fora no mundo, ouve hist\u00f3rias em suas andan\u00e7as e, ao retornar \u00e0 p\u00e1tria, conta o que viveu, viu e ouviu. O segundo tipo de narrador \u00e9 o sedent\u00e1rio, aquele que sem nunca sair de sua aldeia natal ouve as hist\u00f3rias e as experi\u00eancias dos viajantes e, enquanto trabalha ou caminha, reelabora o que ouviu, subtrai, acrescenta, enxerta cores, sons, voc\u00e1bulos e express\u00f5es locais e assim cria uma nova hist\u00f3ria.<\/span><\/p>\n

O narrador sedent\u00e1rio reinventa formas e significados, poesia e s\u00edmbolos; enxerga os ossos do que \u00e9 narrado, dissecando m\u00fasculos, gorduras e pele e construindo um novo corpo narrativo. Jean-Claude Carri\u00e8re, no pref\u00e1cio de O C\u00edrculo dos Mentirosos, contos filos\u00f3ficos do mundo inteiro, faz uma curiosa observa\u00e7\u00e3o sobre os narradores judeus, para quem o ato de narrar \u00e9 t\u00e3o importante quanto a pr\u00f3pria hist\u00f3ria. Segundo ele, \u201ca tradi\u00e7\u00e3o judaica pressup\u00f5e muitas vezes a exist\u00eancia por tr\u00e1s das palavras, da ordem das palavras e do pr\u00f3prio lugar que ocupam as letras, de uma esp\u00e9cie de estrutura secreta, uma mensagem colocada ali por n\u00e3o se sabe quem, um outro significado, o verdadeiro, como se a apar\u00eancia do conto n\u00e3o passasse de uma m\u00e1scara\u201d. <\/span><\/p>\n

\u00c9 importante lembrar que a psican\u00e1lise fundada por um judeu, Sigmund Freud, buscou nos mitos seus significados mais secretos. Freud analisou hist\u00f3rias em que as civiliza\u00e7\u00f5es se narram. Da an\u00e1lise dessas hist\u00f3rias coletivas, como a do rei \u00c9dipo, que foi reescrita por S\u00f3focles, ele parte para a experi\u00eancia da an\u00e1lise individual, um m\u00e9todo em que a pessoa se narra sozinha, buscando verdades e significados que transcendem o aparente. <\/span><\/p>\n

A import\u00e2ncia dessas hist\u00f3rias que acompanham o homem desde que ele conseguiu juntar palavras em frases e frases em narrativas mais longas \u00e9 narr\u00e1-lo tanto coletivamente como individualmente. No mesmo pref\u00e1cio do C\u00edrculo de Mentirosos Jean- Claude Carri\u00e8re<\/a> relata que perguntou certa vez ao neurologista Oliver Sacks o que, a seu ver, era um homem normal. Depois de hesitar um pouco o neurologista respondeu \u201cque um homem normal talvez fosse aquele capaz de contar a sua pr\u00f3pria hist\u00f3ria\u201d. E acrescenta que esse homem narrador \u201csabe de onde vem (tem uma origem, um passado, uma mem\u00f3ria em ordem), sabe onde est\u00e1 (sua identidade) e acredita saber aonde vai (ele tem projetos e a morte no fim). Portanto, ele se situa no movimento de um relato, ele \u00e9 uma hist\u00f3ria e ele pode se narrar. Caso esta rela\u00e7\u00e3o indiv\u00edduo-hist\u00f3ria venha a se romper, por qualquer raz\u00e3o fisiol\u00f3gica ou mental, eis a\u00ed o relato partido, a hist\u00f3ria perdida, a pessoa projetada para fora do tempo. Ela n\u00e3o sabe mais nada, nem o que ela \u00e9, nem o que deve fazer. Ela se agarra a algumas apar\u00eancias da exist\u00eancia. O indiv\u00edduo, aos olhos do m\u00e9dico, surge \u00e0 deriva: \u201cAinda que seus mecanismos corporais funcionem, ele se perde no meio do caminho, n\u00e3o existe mais\u201d. <\/span><\/p>\n

Muito cedo me dediquei \u00e0 investiga\u00e7\u00e3o das narrativas de tradi\u00e7\u00e3o oral e a uma coleta n\u00e3o sistem\u00e1tica de hist\u00f3rias, preocupado em construir uma escrita pessoal. Mais tarde, com alguns livros de fic\u00e7\u00e3o publicados e v\u00e1rios espet\u00e1culos teatrais encenados, passei a conviver com alunos de escolas p\u00fablicas e particulares e a observar as dificuldades que eles tinham para desenvolver uma leitura, uma fala e uma escrita. Sobretudo nas escolas p\u00fablicas, com crian\u00e7as e jovens das popula\u00e7\u00f5es chamadas de risco, esse travamento era mais evidente. A maior parte deles era incapaz de compreender e interpretar o que lia, quando sabia ler, e, o mais grave, n\u00e3o conseguia elaborar fios narrativos. Como m\u00e9dico cl\u00ednico de servi\u00e7os de psiquiatria para crian\u00e7as e adolescentes, sei que a incoer\u00eancia e fragmenta\u00e7\u00e3o do discurso ou fala se justificam por doen\u00e7as como esquizofrenia ou dem\u00eancia. Mas, entre jovens considerados normais, o que poderia causar essa dificuldade? Por que avan\u00e7amos t\u00e3o pouco na educa\u00e7\u00e3o, mesmo quando anunciam progressos econ\u00f4micos, com um aumento do consumo e do poder de compra?<\/span><\/p>\n

Apropriando-se de contos que pertencem a todos, os jovens sem individualidade-hist\u00f3ria podem ser ajudados a se inventarem, a criar a pr\u00f3pria hist\u00f3ria. Como \u00e9 poss\u00edvel que algu\u00e9m n\u00e3o consiga narrar-se, alegando que n\u00e3o possui uma hist\u00f3ria? O patrim\u00f4nio de narrativas acumulado em milhares de anos \u00e9 nossa hist\u00f3ria, ele pode ser sacado a qualquer momento, como um m\u00e1gico saca um coelho de dentro de uma cartola. Somos um pa\u00eds predominantemente oral. No Brasil, uma das maneiras mais usuais de transmiss\u00e3o do conhecimento ainda \u00e9 a fala, como se tiv\u00e9ssemos uma natural desconfian\u00e7a da escrita, como se ela n\u00e3o se bastasse por si mesma e necessitasse do refor\u00e7o da oralidade. Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta, talvez cheguemos a um m\u00e9todo educativo que nos ajude a reverter os problemas de aprendizado da leitura e da escrita.<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

No pref\u00e1cio do livro Contos Tradicionais do Brasil, Lu\u00eds da C\u00e2mara Cascudo refere o mais antigo conto que se conhece. \u00c9 uma hist\u00f3ria do escriba Anana, para o pr\u00edncipe Seti Merneft\u00e1, filho do fara\u00f3 Rams\u00e9s Miamum, escrita h\u00e1 tr\u00eas mil e duzentos anos. Cascudo preocupa-se…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":962,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":"","footnotes":""},"categories":[8,46,45],"tags":[53,132,131],"class_list":["post-961","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-blog","category-links","category-slider","tag-cronica","tag-literatura","tag-oralidade"],"yoast_head":"\nA presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as | Ronaldo Correia de Brito | site oficial<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as | Ronaldo Correia de Brito | site oficial\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Ronaldo Correia de Brito | site oficial\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/ronaldocorreiadebrito.oficial\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-01-17T21:16:49+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"860\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"589\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"6 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/\",\"url\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/\",\"name\":\"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as | Ronaldo Correia de Brito | site oficial\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png\",\"datePublished\":\"2018-01-17T21:16:49+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#\/schema\/person\/99a164d0eaaff7f78b11899bc7d5e7c9\"},\"description\":\"Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png\",\"width\":860,\"height\":589},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/\",\"name\":\"Ronaldo Correia de Brito | site oficial\",\"description\":\"Site oficial do escritor Ronaldo Correia de Brito\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#\/schema\/person\/99a164d0eaaff7f78b11899bc7d5e7c9\",\"name\":\"admin\",\"url\":\"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/author\/admin\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as | Ronaldo Correia de Brito | site oficial","description":"Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as | Ronaldo Correia de Brito | site oficial","og_description":"Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta.","og_url":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/","og_site_name":"Ronaldo Correia de Brito | site oficial","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/ronaldocorreiadebrito.oficial","article_published_time":"2018-01-17T21:16:49+00:00","og_image":[{"width":860,"height":589,"url":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png","type":"image\/png"}],"author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"admin","Est. tempo de leitura":"6 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/","url":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/","name":"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as | Ronaldo Correia de Brito | site oficial","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png","datePublished":"2018-01-17T21:16:49+00:00","author":{"@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#\/schema\/person\/99a164d0eaaff7f78b11899bc7d5e7c9"},"description":"Se analisarmos a maneira como o acervo de contos de tradi\u00e7\u00e3o oral serviu de arcabou\u00e7o para a literatura de povos de v\u00e1rias partes do planeta.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png","contentUrl":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/NARRA-1.png","width":860,"height":589},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/2018\/01\/presenca-da-tradicao-oral-na-literatura-que-se-produz-para-criancas\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"A presen\u00e7a da tradi\u00e7\u00e3o oral na literatura que se produz para crian\u00e7as"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#website","url":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/","name":"Ronaldo Correia de Brito | site oficial","description":"Site oficial do escritor Ronaldo Correia de Brito","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/#\/schema\/person\/99a164d0eaaff7f78b11899bc7d5e7c9","name":"admin","url":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/author\/admin\/"}]}},"wps_subtitle":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/961","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=961"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/961\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/media\/962"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=961"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=961"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ronaldocorreiadebrito.com.br\/site2\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=961"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}